Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

domingo, 15 de março de 2009

DIA DA ESCOLA(15 de março)

DIA DA ESCOLA. DIA DE QUE?...
Renoir (1901).


Vou socializar aqui um pouco da reflexão proposta por Brandão (1995) em seu trabalho “O que é Educação” no capítulo em que aponta historicamente o surgimento da escola.

ENTÃO, SURGE A ESCOLA...

“Mesmo em algumas sociedades primitivas, quando o trabalho que produz os bens e quando o poder que reproduz a ordem é dividido e começam a criar hierarquias sociais, também o saber comum da tribo se divide, começa a se distribuir desigualmente e pode passar a servir ao uso político de reforçar a diferença, no lugar de um saber anterior, que a firmava a comunidade. Então é o começo de quando a sociedade separa e aos poucos opõe: o que se faz, o que se sabe com o que se faz e o que se faz com o que se sabe. È quando, entre outras categorias de especialidades sociais, aparecem as de saber e de ensinar a saber. Esse é o momento em que a educação vira ensino, que inventa a pedagogia e reduz a escola a aldeia à escola.[...]
Nas sociedades primitivas que nos acompanharam até aqui, a educação escolar que ajuda a separar o nobre do plebeu, parece ser um ponto terminal na escola de invenção dos recurso humanos de transferência do saber de uma geração a outra. Também nas sociedades ocidentais como a nossa – sociedades complexas – a educação escolar é uma invenção recente na história de cada uma. Da maneira como existe entre nós, e educação surge na Grécia e vai para Roma, ao longo de muitos séculos da história de espartanos, atenienses e romanos. Deles deriva todo o nosso sistema de ensino e, sobre a educação que havia em Atenas, até mesmos as sociedades capitalistas mais tecnologicamente avançadas têm feitos poucas inovações. “Talvez estejam, portanto, entre os seus inventos e escolas, algumas das respostas às nossas perguntas”.
TALVEZ, HOJE, UM DIA PARA REPENSÁ-LA, RECONSTRUÍ-LA. TORNÁ-LA COMO PROPÔS PAULO FREIRE: UM LUGAR DE GENTE E ENTÃO O MELHOR.

PARA EVOLUÇÃO DA ESCOLA CLIQUE NO TÍTULO DA POSTAGEM.

SOBRE ORGANIZAÇÃO ESCOLAR ACESSE:
http://books.google.com/books?hl=pt-BR&lr=&id=mFSOagRZlNoC&oi=fnd&pg=PA7&dq=a+importancia+da+escola&ots=CaXuUZgbej&sig=x4dEzL2S3UXUO5QwZewyOPyjGPU#PPA18,M1
IMPORTÂNCIA DA ESCOLA:
http://www.brasilescola.com/datacomemorativas/dia-da-escola.htm

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação- 33ª ed- São Paulo: Brasiliense, 1995.

Nenhum comentário: