Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 16 de abril de 2011

TODOS POR PERNAMBUCO - SEMINÁRIOS 2011 - GARANHUNS

UM OLHAR SOBRE O NOVO PERNAMBUCO


O Seminário “TODOS POR PERNAMBUCO” foi editado pela primeira vez em 2007, quando definiu as prioridades da primeira gestão visando ouvir as sugestões e críticas prioritárias da população em todo o Estado para definir as metas do Governo até 2014.
O programa Todos por Pernambuco 2011 conta com uma novidade em relação à sua primeira versão: as salas temáticas que são as mesmas em todas as 12 cidades que estão o recebendo.
Em Garanhuns, aconteceu no dia 09/04 no Centro de Convenções do Hotel Tavares Correia. O Seminário foi organizado em dois momentos: pela manhã, discussões em seis salas temáticas(infraestrutura, educação e cultura, segurança, saúde, desenvolvimento social e desenvolvimento econômico e sustentabilidade) e à tarde, apresentação em plenária dos resultados das discussões . Às 8h foi aberto o credenciamento seguindo-se da abertura oficial do evento. Às 9h foram divididas as seis salas temáticas. Às 13h, houve uma pausa nas discussões para o almoço e às 14h30 início da reunião plenária, cujo encerramento aconteceu por volta das 19h.
Participei do evento como funcionária pública da Secretaria de Educação lotada na Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns.
Nossa sala temática foi bastante movimentada tínhamos um conjunto de mais ou menos 150 pessoas, 37 entidades,53 sugestões foram feitas, entre elas destacamos as solicitações para área cultural da cidade e região agreste meridional que precisa de apoio, confiança e investimento; Universidade de Pernambuco Campus Garanhuns; para as escolas técnicas; para as comunidades rurais e afro- descendentes(bem representadas na ocasião); muitas solicitações para políticas educativas: de jogos/quadras(Ed. Física), Artes, revisão da carga horária das disciplinas exatas e ciências da natureza; ampliação de vigilância nas escolas; ampliação do Programa Paulo Freire; pólo turístico estudantil; PROJOVEM; acompanhar o trabalho com a merenda: colocar empresa; apoio às pessoas deficientes e aos órgãos de assistência; política para a educação rural e escolas de bairro no sentido da prevenção e combate às diferentes formas de violência; entre tantos outras; recursos técnicos, administrativos, físicos e humanos para as escolas de referência.
Em outras salas(algumas com mais de 350 pessoas e 22 municípios representados) muitas outras necessidades da cidade foram colocadas como: duplicação da BR de São Caetano a Garanhuns e Bom Conselho; A questão da bacia leiteira, do café, do turismo, do corpo de bombeiros;do batalhão para polícia militar; projeto de interação entre a polícia civil e militar; etc.
Segue imagens do seminário, certamente, imagens de exercício de cidadania ativa, na busca da materialização dos direitos postos nas nossas leis.

Professora Maria Perpétua Teles Monteiro(Coordenadora pedagógica Esc. de Referência em Ensino Médio de Garanhuns-EREMG) e Valderês Barbosa(Chefe do núcleo sócio-educacional/EREMG).
Professoras Maria Perpétua Teles e Helena Mota
Professora Perpétua, José Carlos(Líder da Comunidade Quilombola de Castainho), Lourdes Antunes(Técnica GRE-AM) e Valdete Cavalcante(Professora do PROJOVEM campo)
Boi da Macuca - Correntes(Secretária de turismo: Maria Betânia Souto P. Monteiro e o Prefeito da cidade)
Professora Fátima Galindo(gestora da Escola D. João da Mata Amatal)
Valdí Francisco Xavier(de óculos) Diretor de Desenvolvimento Rural-GUS
Adelma Elias da Silva(Chefe da UDE – GRE/AM)
Professora Maria Perpétua Teles Monteiro solicitando prédio para a Escola de Referência em Ensino Médio de Garanhuns-EREMG, bem como, profissionais para biblioteca, laboratório de informática e pessoal administrativo(limpeza, etc).
Maria Betânia Pedrosa(Secretária de Cutura de Correntes)
José Carlos(Líder da Comunidade Quilombola de Castainho)
Edilene Vilaça(Secretária de Educação de Garanhuns)
Ivete (Técnica GRE-AM)
Pedagoga(Pelo direito da pessoa deficiente)
Anderson Gomes(Secretário de Educação de Pernambuco)

"E FOI EXPOSTA A PALAVRA COM FIRMEZA, CRENÇA E AMOR. QUE NÃO SEJA EM VÃO"
Q

Nenhum comentário: