Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 16 de abril de 2011

FRASES BRILHANTES: MOVA A ARTE DE PENSAR, DAS DEDUÇÕES PARA A VIDA EM QUALQUER TEMPO

FRASES BRILHANTES: MOVA A ARTE DE PENSAR, DAS DEDUÇÕES PARA A VIDA EM QUALQUER TEMPO É A NOVA PUBLICAÇÃO DA BAGAÇO. O AUTOR, JOSÉ CÍCERO RAMOS, É DE GARANHUNS E COM MUITA GARRA LANÇOU O SEU LIVRO CUIDANDO, PESSOALMENTE, DA CRIAÇÃO, LANÇAMENTO, REVISÃO E APRESENTAÇÃO.
Segundo o próprio escritor, José Cícero Ramos(2011), o livro é resultado de trabalhos colecionados durante vários anos. Muitas expressões do livro foram tiradas da realidade vivida no exato momento da experiência , da observação. Outras, de deduções que vieram à tona e desfilam no livro como verdades e inverdades, absurdos e grandezas constantes em nosso percurso existencial.
Ao resenhar o conteúdo do livro, Cícero pontua que o livro tem uma proposta de observação pouco comum, pois são lições que induzem ao raciocínio. Um capricho claro para levar as pessoas a tirarem suas próprias conclusões diante de uma quantidade inumerável de situações com as quais podemos nos confrontar.
Acrescentando que mesmo aqueles indivíduos que não têm um habitual comportamento de refletir com profundidade, em qualquer momento do seu dia-a-dia, são levados à aprendizagem e que, passarão sem dúvida a aplicá-las por toda a vida. E assim se tornando menos vulneráveis aos riscos e prejuízos das conclusões apressadas.
São, pois, comentários, contos alegóricos com relações que insuflam a maneira de pensar com lógica, que ajudam na compreensão de muitas coisas tidas como difíceis. Por fim, frases de feito (inéditas), relacionadas aos textos e histórias sempre atuais em qualquer tempo de qualquer vida humana, pois não existe passado, presente nem futuro, elas são e serão sempre. Por que é sabedoria.
O autor dedica o trabalho aos filhos Fábio, àlvaro e Ariadne,à esposa Maria do Socorro, aos irmãos, aos pais Maria e José(In Memorian)

SENDO UM POUCO PESSOAL...

Recebi com muita alegria e emoção na escola, ontem, a presença de José Cícero Ramos ( seu Cícero) estudante da Educação de Jovens e Adultos - EJA Médio da Escola São Cristóvão concluinte de 2009. Seu Cícero trazia na mão um tesouro: seu projeto realizado – O LIVRO.
Gente, não dá para descrever o que isso significa. Vi e ouvi por alguns momentos essa construção. Acreditei sempre que isso tinha que acontecer. Lia os textos, por ele produzidos, sabendo em cada leitura, daquilo que aprendia.
Sempre conversávamos muito nas nossas aulas de Filosofia, todas as temáticas eram debatidas em sala e seu Cícero sempre muito crítico e consciente; nas de Língua Portuguesa, conversávamos um pouco mais, uma conversa que se estendia para as produções textuais. Lembro com muita emoção quando, ao trabalharmos o gênero conto, li o texto “A meia nota do natal”(último conto do livro). Minhas lembranças estavam presentes naquela história, sim era uma boa história/memória.
Agora vejo o que sempre vi, um lutador com seu troféu nas mãos - uma grande vitória. Vitória de uma luta solitária e corajosa.
Ouvi,em alguns momentos, de seu Cícero os relatos de portas que se fechavam à sua frente, no entanto, sempre observei sua coragem e capacidade para abri-las. As lutas certamente foram grandes, mas o resultado é muito maior.
PARABÉNS seu Cícero. Não sei construir máximas, nem sei dizer como me sinto, mas penso que sei ficar feliz, apoiar, abraçar e reconhecer que seu trabalho é o máximo. Legal demais! Lindo demais! Muitas bênçãos.

Segue referência:
RAMOS, José Cícero. Frases brilhantes: mova a arte de pensar, das deduções para a vida em qualquer tempo. Recife: Ed. do Autor. 2011.152p.

Se você deseja conhecer e adquirir o livro( obra de criação própria) entre em contato direto com o autor em: (87) 3762 – 3842 / 9134- 6483.
E-mail: ramossjose@hotmail.com.

2 comentários:

Anônimo disse...

Ola tio da minha vida
estou muito orgulhoso por ter você comigo e ainda mais ter um escritor em nossa familia. Ja estou famoso na escola só por comentar de você, parabens e lembra de mim sempre !
Beijos, Paulo Tarcisio

Anônimo disse...

Paulo Tarcísio fiquei lisonjeado por ouvir estas palavras. Pode deixar que não esquecerei
de você. Vai haver uma feira de Livros em Olinda, no Centro de Cnvenções, eu vou participar. Quero convidar você e seus amigos a comparecer... Será nos dias: 28/09 a 04/10/2011. Um abraço!