Professora Maria Perpétua Teles Monteiro
mperpetuatm@yahoo.com.br

sábado, 16 de abril de 2011

PROGRAMA PAULO FREIRE - PERNAMBUCO ESCOLARIZADO

Participamos nos dias 11,12,13 e 14/04, junto a outros 260 profissionais, de um processo de formação oferecida pela Secretaria de Educação de Pernambuco,direcionada a educadores para atuarem no Programa Paulo Freire - Pernambuco escolarizado. O evento aconteceu no Hotel Canariu´s, em Gaibu, no Cabo de Santo Agostinho, Região Metropolitana do Recife. A solenidade de abertura contou com a presença de Aurélio Molina, secretário executivo de Desenvolvimento da educação que, na ocasião, também representou o secretário de Educação, Anderson Gomes.
O evento foi coordenado pela assistente do Setor de Formação: Risolene Salgues.
Durante os três dias várias temáticas foram trabalhadas:
1º DIA
A Relacão/diálogos entre os temas: Programa Paulo Freire, Rede de Alfabetização e Enraizamento Social na sua prática de atuação dentro do Programa.

2º DIA
Os elementos constitutivos do Plano de Aula, contemplando a Matriz Curricular e Eixo Integrador “Trabalho e Direitos Humanos” e os Complexos Temáticos do Programa Paulo Freire.

3º DIA
Planejamento de atividades integradas através de estudo de casos para elencar/refletir competência adquiridas ou não adquiridas pelos alfabetizandos durante o processo de alfabetização.

4º DIA
Realização de atividades/estudos contemplando o Eixo Integrador “Trabalho e Direitos Humanos” e os Complexos Temáticos:O direito a cidadania,Qualidade de vida e direitos conquistados, Memória e cidadania, Trabalho e HUmanização.

DESTACAMOS ALGUMAS INFORMAÇÕES, CONCEITOS E IDÉIAS:

Programa Paulo Freire – PE Escolarizado surge como estratégia de enfrentamento dos velhos e novos desafios que se colocam hoje para a redução do analfabetismo e elevação da escolaridade no Estado de Pernambuco.

Objetivo

Promover a alfabetização de jovens e adultos favorecendo seu ingresso e permanência na escola, garantindo-lhes as oportunidades necessárias à apropriação da leitura e da escrita e criando as condições objetivas para sua inclusão social, política econômica e cultural.

Público

prioritariamente jovens de 15 a 29 anos que vivem nos meios rural e urbano dos municípios pernambucanos cuja taxa de analfabetismo alcança 25% ou mais. Pode residir na zona urbana, na zona rural, em terra indígena, terra quilombola, assentamento ou acampamento.

Regime de Colaboração

• Governo Federal - Fomento Financeiro, Sistema de Cadastramento e Pagamento de Bolsas ;
• Governo Estadual - Proposta Político Pedagógica, Suporte Técnico Pedagógico e Monitoramento;
• Governo Municipal - Acompanhamento das turmas, Complemento de merenda e distribuição de benefícios;
• Sociedade Civil Organizada - Mobilização de Coordenadores, Alfabetizadores e Alfabetizandos . Espaço físico para funcionamento das turmas de alfabetização.

CONCEITOS:
1- Enraizamento
Construção de uma identidade (coletiva) no processo de organização e ação. Produção de uma identidade que primeiro é política, mas que se torna também cultural à medida que recupera a memória, recria relações e tradições, cultiva valores, inventa e retrabalha símbolos que fortalecem os laços sociais.

2- Rede social
Uma forma gerir pessoas, processos e informações por meio da criação de estratégias flexíveis e adaptáveis a situações mutantes, de modo a coordenar participações heterogêneas e descentralizadas, conseguindo que cada parte dê o melhor de si.rede social é um padrão de organização
constituído por atores sociais autônomos que, de forma horizontal, co-operam entre si com um mesmo objetivo.

3- Direitos Humanos
São os direitos de todo ser humano, sem distinção de raça, nacionalidade, etnia, gênero, classe social, cultura, religião, opção sexual, opção política, ou qualquer outra forma de discriminação. São os direitos decorrentes da dignidade do ser humano.O contexto nacional, historicamente, tem se caracterizado por desigualdades e pela exclusão econômica, social, racial e cultural, decorrentes de um modelo de Estado fundamentado na concepção neoliberal, no qual as políticas públicas priorizaram os direitos civis e políticos, em detrimento dos direitos econômicos, sociais e coletivos. Educar em direitos humanos é fomentar processos de educação formal e não-formal, de modo a contribuir para a construção da cidadania, o conhecimento dos direitos fundamentais, o respeito à pluralidade e à diversidade sexual, étnica, racial, cultural, de gênero e de crenças religiosas.

5- Os conhecimentos matemáticos
são extremamente importantes para que os alunos possam exercer sua cidadania de forma plena e consciente no mundo em que vivemos. Esses conhecimentos estão presentes em experiências mais elementares como: contar, comparar e operar quantidades; em cálculos relativos a salários ou despesas de um lar; no cotidiano de diferentes profissões; na música, nas artes, nos jogos em situações simples como fazer uma receita; tomar um ônibus ou organizar as atividades do dia.

6- O ensino da leitura e da escrita:
É formar praticantes da leitura e da escrita e não apenas sujeitos que possam decifrar o sistema da escrita;
É formar pessoas desejosas de embrenhar-se em outros mundos possíveis que a literatura oferece;
Orientar ações para ação de escritores;
É conseguir que os educandos cheguem a ser produtores da língua escrita;
É conseguir que a escrita deixe de ser na escola somente um objeto de avaliação. (LENER, Delia, 2002)

7- Letramento

Resultado da ação de ensinar e aprender as práticas sociais de leitura e escrita;O estado ou condição que adquire um grupo social ou um indivíduo.
(Soares, Magda, 2003)
...A LEITURA DA PALAVRA NÃO É APENAS PRECEDIDA PELA LEITURA DO MUNDO MAS POR UMA CERTA FORMA DE “ESCREVÊ-LO” OU DE “REESCREVÊ-LO”, QUE DIZER, DE TRANSFORMÁ-LO ATRAVÉS DA NOSSA PRÁTICA CONSCIENTE.”(FREIRE, 1999).

7- Avaliação
Entendida como instrumento significativo para o planejamento e replanejamento onde O erro passa a ter uma outra conotação, “como momento do processo de construção de conhecimentos que dá pistas sobre o modo como cada um está organizando seu pensamento” (ESTEBAN, 2000)´Corresponde a um processo cumulativo, contínuo, abrangente, sistemático e flexível de obtenção e julgamento de informações de natureza qualitativa/quantitativa sobre o ensino e a aprendizagem.

8- Competências
É a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades, informações etc.) para solucionar, com pertinência e eficácia, uma série de situações. (PERRENOUD, 2002).

IDÉIAS/PENSAMENTOS

"Se, na verdade, não estou no mundo para simplesmente a ele me adaptar, mas para transformá-lo; se não é possível mudá-lo sem um certo sonho ou projeto de mundo, devo usar toda possibilidade que tenha para não apenas falar de minha utopia, mas participar de práticas com ela coerentes".
(Paulo Freire)

"...A LEITURA DA PALAVRA NÃO É APENAS PRECEDIDA PELA LEITURA DO MUNDO MAS POR UMA CERTA FORMA DE “ESCREVÊ-LO” OU DE “REESCREVÊ-LO”, QUE DIZER, DE TRANSFORMÁ-LO ATRAVÉS DA NOSSA PRÁTICA CONSCIENTE.”(FREIRE, 1999)

“ O pensar certo implica compromisso com a mudança da ingenuidade à criticidade. Comprometer-se é uma atitude afetiva que envolve o outro no processo de conscientização e de politização. Compromisso é coisa assumida com liberdade e não como obrigação”. (Paulo Freire)

O QUE POSSO DECLARAR?

A credito que o Programa Paulo Freire para alfabetização de jovens e adultos se concretiza como uma ação governamental e social de extrema importância considerando o déficit histórico que nossa sociedade possui com diferentes comunidades, minorias e menos favorecidos, déficit exposto no elevando índice de analfabetismo que além de preocupante exige forte mobilização social para promover a alfabetização e elevação da escolaridade da população jovem e adulta, com a garantia de acesso, permanência e continuidade dos estudos.
Se entendermos que somos um país jovem com pouco mais de 500 anos, entenderemos também que destes mais de 350 são de exclusão e implantação da desigualdade em todos os seus aspectos. Pensar educação para todos, buscar mecanismos que efetivem a educação de qualidade como direito, bem como a educação em Direitos Humanos , é uma proposta que nos interpela, enquanto cidadãos, a participar da luta – de todos, para que a nossa sociedade se torne mais justa e mais humana.
Busca-se, portanto, uma Pedagogia da libertação como propôs o educador Paulo Freire.
–“ Que assim seja”!

RESTA-NOS PARABENIZAR E AGRADECER A TODA EQUIPE PEDAGÓGICA E TÉCNICA PELA QUALIDADE DO TRABALHO E COMPROMISSO COM O PROJETO E COM A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES.

SEGUE IMAGENS DO ENCONTRO "PROGRAMA PAULO FREIRE ABRIL/2011 - PERNAMBUCO ESCOLARIZADO.

3 comentários:

Anônimo disse...

com certeza o programa paulo frere faz o maior suseco bom jadim e exemplo disso alex silva de moura

Anônimo disse...

secretaria de educaçao deo estado de pernambuco


nome: alex silva de moura
mome da mãe: josilda de almeda silva
cpf-110.412.984-12
municipio de atuação surubim
código do Mec rua liz gonzaga 99421-n;128- pe 90


foi autorizado pelo o funcionário jose natalicio felex de melo coordenado do programa paulo freire 2012 da cidadede bom jardim aser consebido o funcionario que iria atuar no periodo da suas ferias o funcionario alex silva de moura


bom jardim 26 de junho de 2012


_____________________________ __________________________
jose natalicio felex de melo alex silva de moura
coordenador p/ coordenador



_______________________
miguel soares de arruda
supervisor

Anônimo disse...

nome; maria jose duda alves

idade; 30 anos

data de nacimento:16/04/1981

endereço;rua sebasteão manoel belém n;02 bairo zona rural

surubim_55750-000

id 5573392 ssp/pe

local de votaçao: colégio marista pio xii

numero de pessoa q/ mora comigo
9 pessoa

horarios dais reunioes

horario; 23:00
// ; 10:00
// ; 23:00
// ; 10:00

podendo for variaçao conforme andamento